Urticárias são erupções cutâneas, pruriginosas, caracterizadas por placas salientes, que se assemelham às produzidas pela urtiga. É um quadro frequente, cuja característica principal é o surgimento de placas elevadas e avermelhadas na pele, acompanhadas de muita coceira. Entre os fatores desencadeantes das urticárias e mais envolvidos com este problema são os medicamentos, alimentos, substâncias inaladas (perfumes, poeira, inseticidas, desodorantes...), infecções e agentes físicos (frio, calor ou pressão). Urticária pode ocorrer em qualquer idade.

 

Saúde com Inteligência - Saude On Line


   Digite na caixa abaixo o que você procura:

Pesquise no Google

 

 

 
 
 

SAÚDE COM INTELIGÊNCIA - O SEU GUIA DE SAÚDE ON-LINE
 

HOME DOENÇAS ASSUNTOS ARTIGOS AVISO LEGAL PUBLICIDADE CONTATO

 

URTICÁRIAS

As urticárias são reações não contagiosas da pele que se caracterizam pelo aparecimento de manchas avermelhadas, as quais podem inchar e coçar bastante. Algumas pessoas podem apresentar ainda uma ardência e ferroadas nas lesões.

 

O que são as urticárias?

A urticária constitui uma das dermatoses mais freqüentes:
15% a 20% da população têm pelo menos um episódio agudo da doença em sua vida. Hoje a tendência é defini-la como síndrome que tem em comum o aparecimento da lesão elementar Urtica. É classificada segundo a evolução em aguda (duração menor que seis semanas) ou crônica (além de seis semanas). O tratamento da urticária pode compreender medidas não farmacológicas e intervenções medicamentosas, as quais são agrupadas em tratamentos de primeira (anti-histamínicos), segunda (corticosteróides e anti-leucotrienos) e terceira linha (medicamentos imunomoduladores).



Urticárias: Saiba o que é urticaria
URTICÁRIAS

As urticárias são afecções freqüentes com taxas de prevalência acumulativas que variam entre 15% e 25%. Também se observa que 0,1% da população apresenta urticárias quando sob exame físico. Cinqüenta por cento das urticárias persistem por mais de um ano e 20% podem persistir além de 20 anos causando importante perda da qualidade de vida dos pacientes acometidos por este mal, mostrando a importância do seu estudo. Antes classificada como uma doença única a urticária é hoje entendida como um grupo de enfermidades agrupadas sob o mesmo nome em virtude da presença da lesão comum que se denomina urtica que representa o edema e eritema da derme superficial. Pode ou não ser acompanhada por angioedema, que representa o edema da derme profunda, do subcutâneo e do trato gastrintestinal. Seu diagnóstico é fundamentalmente clínico.

Por vezes não é possível determinar qual a causa da urticária, mas muitas vezes ela pode ser provocada por fatores como:

- Picadas de insetos;
- Verminoses;
- Infecções causadas por bactérias, vírus ou fungos;
- Pólen, poeira, inseticidas, etc.;
- Agentes físicos, como frio, calor, pressão e luz;
- Alimentos como o ovo e frutos do mar;
- Corantes, conservantes, aromatizantes;
- Medicamentos;
- Doenças sistêmicas como disfunção da tireoide;
- Fatores emocionais.

Urticárias e alergias

O diagnóstico da urticária é feito observando-se as lesões na pele, mas o médico pode pedir exames adicionais para verificar o que está desencadeando a urticária. Em alguns casos, o médico pode optar por fazer a biópsia do tecido de uma lesão para verificar se há alguma doença dermatológica.

O tratamento da urticária se faz a partir de medicamentos anti-histamínicos que agem bloqueando os receptores de histamina, uma das substâncias responsáveis pelos sintomas da urticária. Esses medicamentos podem ser orais ou tópicos, visando sempre aliviar os sintomas da urticária.

A melhor forma de prevenção da urticária é descobrir qual é o seu agente causador, para, depois, evitá-lo.

 

 

 

 

 

Veja também:

Urticárias  -  Urticária tratamento  -  Urticária Fotos


  Digite na caixa abaixo o que você procura:

Pesquise no Google

 


Voltar a página inicial do Saúde com Inteligência.

 

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL ACNE AFTA ALCOOLISMO ALOPECIA ALZHEIMER ARTERIOSCLEROSE ARTRITE ARTROSE BACTÉRIAS BELEZA BELEZA NATURAL BRONQUITE AGUDA BRONQUITE CRÔNICA BICO DE PAPAGAIO BROTOEJA BURSITE CABELOS CÁLCULO BILIAR CÁLCULO RENAL CALVÍCIE CÂNCER CELULITE COLESTEROL CÓLICAS MENSTRUAIS CÓLICA RENAL CORRIMENTO VAGINAL DIABETES DISFUNÇÃO ERÉTIL DENGUE DEPRESSÃO DOR DE GARGANTA EMAGRECIMENTO ENVELHECIMENTO PRECOCE ESPORÃO ESTRESSE ESCLEROSE MÚLTIPLA EXAME DE SANGUE EXAME DE URINA FARINGITE FEBRE FIBROMIALGIA FLATULÊNCIA FALTA DE MEMÓRIA GASTRITE GENGIVITE GLICOSE NO SANGUE GOTA GRIPE GUIA DO BEBE HIPERTENSÃO ARTERIAL HALITOSE HEMOGRAMA HEMORRÓIDAS HEPATITE HERPES HIPNOSE HIPOGLICEMIA HOMEOPATIA IMPOTÊNCIA INFECÇÃO INSÔNIA LARINGITE L-CARNITINA LEUCEMIA LEUCORRÉIA LÚPUS MAGNÉSIO MAL DE PARKINSON MASSAGEM MEMÓRIA MENOPAUSA MINERAIS NÁUSEA NEFRITE NEVRALGIA OSTEOPOROSE OSTEOARTROSE OBESIDADE OLIGOELEMENTOS PANCREATITE PÉ DIABÉTICO PEDRA NOS RINS PEDRA NA VESÍCULA PRESSÃO ALTA PREVENÇÃO DE DOENÇAS PRÍMULA QUEDA DE CABELO QUEIMADURAS QUEIXAS NA GRAVIDEZ RADICAIS LIVRES REJUVENESCIMENTO REUMATISMO SARAMPO SEMENTE DE CHIA SINUSITE SÍFILIS SOLUÇO SÓDIO E POTÁSSIO TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL (TPM) TENDINITE TRIGLICERÍDEOS-TRIGLICÉRIDES TROMBOSE TUNEL DO CARPO ÚLCERA UNHA ENCRAVADA URETRITE URTICÁRIA VARICOCELE VARIZES VERMINOSE VERTIGEM VÍRUS ZONZEIRA ZUMBIDO NOS OUVIDOS

calculo renal  calculos renais  Pedra nos Rins  NQI funciona para tratar cálculo renal Cálculos Renal Cogumelo do Sol  NQI Pedra na Vesícula Artrite e Artrose 

nqi   suplementos   acne e espinhas www.jornaldasaude.com.br  www.cloretodemagnesiopa.com.br    www.listahotel.net  www.nqi.com.br  www.medicinaetratamentonatural.com.br  

Esta página e todas as informações contidas neste site são de propriedade SAÚDE COM INTELIGÊNCIA.

Referente a responsabilidade pelo uso das informações aqui contidas leia nosso DISCLAIMER.

Nenhuma parte deste website pode ser reproduzida sem a expressa autorização.
SAÚDE COM INTELIGÊNCIA - © 2007 -  2008 - 2009 - 2010 - 2011 - 2012 - Todos os direitos reservados.

 

Este artigo pode ser bastante útil para esclarecer o que é urticárias.