Queimaduras. Veja as perguntas e respostas mais comuns. Esclareça aqui todas as suas dúvidas sobre queimadura.

 

Saúde com Inteligência - Saude On Line


   Digite na caixa abaixo o que você procura:

Pesquise no Google

 

 

 
 
 

SAÚDE COM INTELIGÊNCIA - O SEU GUIA DE SAÚDE ON-LINE
 

HOME DOENÇAS ASSUNTOS ARTIGOS AVISO LEGAL PUBLICIDADE CONTATO

 

QUEIMADURAS - PERGUNTAS E RESPOSTAS MAIS COMUNS

Neste artigo vamos explicar tudo sobre o que é uma queimadura e porque nem sempre o tratamento é rápido para pessoas com queimaduras.

 

O QUE É QUEIMADURA?

É uma lesão, geralmente restrita a pele, decorrente da aplicação de calor ao corpo. As queimaduras variam muito de importância e gravidade, dependendo do agente causador, que pode ser liquido aquecido, fogo, álcool, gasolina e querosene incandescentes, eletricidade, agentes químicos, etc. Além disso, ta mbém é muito importante o tempo de contato deste agente com o corpo, a extensão do corpo atingida e o tempo transcorrido entre o acidente e o primeiro socorro .

QUAL A QUEIMADURA MAIS COMUM?

É aquela causada por líquidos aquecidos (água, leite, café, gordura quentes), geralmente em casa e na cozinha. As crianças, infelizmente, são as mais acometidas neste tipo de acidente. Em segundo lugar vem os acidentes causados pelo álcool incandescente.

 

Queimadura - perguntas e respostas mais comuns sobre queimaduras.
QUEIMADURA - PERGUNTAS E RESPOSTAS                  

Estes são sempre graves e importantes e acontecem, geralmente, nas churrasqueiras, fogueiras, acampamentos, etc. De igual importância, as queimaduras causadas pelo fogo direto no corpo merecem cuidados especiais em centros de referência em atendimento a queimados.


O QUE É QUEIMADURA ELÉTRICA?

É a lesão da pele (em alguns casos o tecido gorduroso, músculos e até ossos podem estar comprometidos) causada pela transformação da energia radiante em calor. Aqui, as queimaduras são invariavelmente graves podendo resultar até mesmo em morte no local do acidente. Devido as peculiaridades das lesões, as queimaduras elétricas devem ser tratadas exclusivamente por cirurgiões plásticos e suas equipes, de preferência em centros de referência em atendimento a queimados.

O O QUE É QUEIMADURA QUÍMICA?

São as lesões da pele decorrentes da ação cáustica aguda causada por um determinado agente químico. Dependendo do agente, estas queimaduras se revestem de grande importância e gravidade. Por isso é fundamental o mais rápido atendimento por médicos especializados, de preferência em centros de referência. São, entretanto, mais raras em nosso meio.

QUAL A PRIMEIRA COISA A FAZER DIANTE DE UM ACIDENTADO COM PEQUENAS E MÉDIAS QUEIMADURAS?

Em qualquer tipo de acidente é muito importante que se observe se o acidentado está respirando bem. Nas queimaduras mais comuns, que são as causadas por líquidos aquecidos, fogo ou eletricidade, a melhor conduta é resfriar as lesões seja através de água corrente (torneira, chuveiro, mangueira) ou por aposição de toalhas ou panos umedecidos em água gelada ou em temperatura ambiente. Essa medida interrompe o calor residual que permanece mesmo após o acidente melhorando imensamente a dor. Em seguida, deve-se levar o acidentado a um posto médico, de preferência que tenha um cirurgião plástico de plantão.

QUE ANALGÉSICOS PODEM SER FEITOS LOGO APÓS A QUEIMADURA?

O ideal é não dar nenhum tipo de remédio até o primeiro atendimento num Posto Médico. O resfriamento das lesões com água corrente e/ou toalhas molhadas ajudam a melhorar a dor até se chegar num Hospital ou Centro Médico. Entretanto, em casos de acidentes muito distantes do socorro em Hospitais pode-se associar analgésicos comuns às medidas de resfriamento. Com isso consegue-se uma melhora significativa da dor.

OS REMÉDIOS PARA ACALMAR (SEDATIVOS) PODEM SER FEITOS NOS PACIENTES QUEIMADOS?

A agitação do paciente que se queima deve-se à dor. O que se deve fazer, é tentar diminuir a dor através das medidas citadas. Nunca se deve sedar um paciente que esteja com dor pois pode haver uma reação contrária ao efeito desejado e piorar a agitação. Dessa forma não se deve sedar pacientes queimados.

OS DENTIFRICIOS (PASTA DE DENTE), MANTEIGA, PÓ DE CAFÉ, CLARA DE OVO, FOLHA DE BANANEIRA, POMADAS CASEIRAS E OUTRAS SUBSTÂNCIAS AJUDAM NAS QUEIMADURAS?

Não. Estas substâncias só atrapalham e às vezes prejudicam a evolução natural da cicatrização, causando infecções e piorando o quadro. Até que se encontre um atendimento médico, nada deve ser colocado em cima das áreas queimadas, nem mesmo pomadas que se tenha em casa. Apenas cobrir estas áreas com toalhas, lenços ou panos úmidos.

OS BRONZEADORES DE FABRICAÇÃO CASEIRA PODEM CAUSAR QUEIMADURAS?

Sim, principalmente aqueles à base de folhas de figo (figueira). Nunca se utilize destes prepadados que, na maioria das vezes, são feitos sem nenhum conhecimento de farmacologia e bioquímica, sem nenhum cuidado técnico e sem nenhum cuidado de assepsia. São perigosos e podem causar queimaduras extensas e muito graves.

 

 

 



 Leia também:

- Fotos de Queimaduras

- Queimaduras do Sol

- Queimadura com limão

- Queimaduras - Graus e Complicações

- Queimaduras - Perguntas e Respostas
 

  - Queimadura tratamento

- Queimadura Água Quente

- Queimaduras simples - cuidados

- Queimaduras - Primeiros Socorros
 

 


  Digite na caixa abaixo o que você procura:

Pesquise no Google

 


Voltar a página inicial do Saúde com Inteligência.

 

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL ACNE AFTA ALCOOLISMO ALOPECIA ALZHEIMER ARTERIOSCLEROSE ARTRITE ARTROSE BACTÉRIAS BELEZA BELEZA NATURAL BRONQUITE AGUDA BRONQUITE CRÔNICA BICO DE PAPAGAIO BROTOEJA BURSITE CABELOS CÁLCULO BILIAR CÁLCULO RENAL CALVÍCIE CÂNCER CELULITE COLESTEROL CÓLICAS MENSTRUAIS CÓLICA RENAL CORRIMENTO VAGINAL DIABETES DISFUNÇÃO ERÉTIL DENGUE DEPRESSÃO DOR DE GARGANTA EMAGRECIMENTO ENVELHECIMENTO PRECOCE ESPORÃO ESTRESSE ESCLEROSE MÚLTIPLA EXAME DE SANGUE EXAME DE URINA FARINGITE FEBRE FIBROMIALGIA FLATULÊNCIA FALTA DE MEMÓRIA GASTRITE GENGIVITE GLICOSE NO SANGUE GOTA GRIPE GUIA DO BEBE HIPERTENSÃO ARTERIAL HALITOSE HEMOGRAMA HEMORRÓIDAS HEPATITE HERPES HIPNOSE HIPOGLICEMIA HOMEOPATIA IMPOTÊNCIA INFECÇÃO INSÔNIA LARINGITE L-CARNITINA LEUCEMIA LEUCORRÉIA LÚPUS MAGNÉSIO MAL DE PARKINSON MASSAGEM MEMÓRIA MENOPAUSA MINERAIS NÁUSEA NEFRITE NEVRALGIA OSTEOPOROSE OSTEOARTROSE OBESIDADE OLIGOELEMENTOS PANCREATITE PÉ DIABÉTICO PEDRA NOS RINS PEDRA NA VESÍCULA PRESSÃO ALTA PREVENÇÃO DE DOENÇAS PRÍMULA QUEDA DE CABELO QUEIMADURAS QUEIXAS NA GRAVIDEZ RADICAIS LIVRES REJUVENESCIMENTO REUMATISMO SARAMPO SEMENTE DE CHIA SINUSITE SÍFILIS SOLUÇO SÓDIO E POTÁSSIO TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL (TPM) TENDINITE TRIGLICERÍDEOS-TRIGLICÉRIDES TROMBOSE TUNEL DO CARPO ÚLCERA UNHA ENCRAVADA URETRITE URTICÁRIA VARICOCELE VARIZES VERMINOSE VERTIGEM VÍRUS ZONZEIRA ZUMBIDO NOS OUVIDOS

calculo renal  calculos renais  Pedra nos Rins  NQI funciona para tratar cálculo renal Cálculos Renal Cogumelo do Sol  NQI Pedra na Vesícula Artrite e Artrose 

nqi   suplementos   acne e espinhas www.jornaldasaude.com.br  www.cloretodemagnesiopa.com.br    www.listahotel.net  www.nqi.com.br  www.medicinaetratamentonatural.com.br  

Esta página e todas as informações contidas neste site são de propriedade SAÚDE COM INTELIGÊNCIA.

Referente a responsabilidade pelo uso das informações aqui contidas leia nosso DISCLAIMER.

Nenhuma parte deste website pode ser reproduzida sem a expressa autorização.
SAÚDE COM INTELIGÊNCIA - © 2007 -  2008 - 2009 - 2010 - 2011 - 2012 - Todos os direitos reservados.

 

Encontre aqui as respostas para todas as suas dúvidas sobre queimaduras.